Pelos encravados depois da depilação com cera

Pelos encravados depois da depilação com cera é um dos problemas mais incômodos na vida das mulheres e também de homens que costumam se depilar frequentemente. Não há nada mais desconfortável e doloroso do que ter a depilação comprometida por pelos encravados.

E saiba que este problema é muito mais comum do que você imagina. Os pelos encravados surgem na forma mais discreta e imperceptível como também podem aparecer de maneira mais agressiva, como chamamos de foliculite. Nestes casos mais severos, os folículos (poros dos pelos) podem inflamar causando muita dor e demorando um certo tempo para cicatrizar.

Você pode perceber, que estes pelos encravados acontecem sempre após um certo método de depilação. Podem surgir depois de qualquer método, dependendo o seu tipo de pele e espessura do fio, porém é mais comum aparecer após uma depilação com cera.

Portanto, se você também tem problemas com pelos encravados depois da depilação com cera, fique atenta a estes cuidados para se prevenir.

Quais as principais causas dos pelos encravados?


pelos encravados depois da depilação com cera

Os locais mais comuns do surgimento dos pelos encravados são na virilha, nas axilas, no bumbum, nas coxas e em certos casos no rosto, após uma depilação facial. Os pelos encravados se assemelham muito a um tipo de acne ou cravo.

Os pelos encravados podem ser causados por excesso de umidade, suor excessivo, sol em excesso, irritação ou até mesmo alergia de acúmulo de algum produto como cremes ou desodorantes.

Como você pôde ver, existem vários fatores que contribuem para o surgimento dos pelos encravados. Porém, uma das causas mais comuns que qualquer pessoa está sujeita é usar roupas apertadas, principalmente nas regiões íntimas. Você não pode usar nada apertado após fazer qualquer tipo de depilação, você precisa deixar o local livre para respirar.

Outra grande causa dos pelos encravados é a depilação com cera. É um dos métodos depilatórios mais utilizados hoje em dia por conta da durabilidade. Mas o cuidado com este tipo de procedimento deve ser dobrado para evitar que este incômodo apareça.

Qual a causa dos pelos encravados depois da depilação com cera?


Você deve estar se perguntando, por que é mais frequente em depilações com cera? Acontece que, o propósito da depilação com cera é arrancar os pelos pela raiz. E justamente por este motivo, os pelos ficam totalmente enfraquecidos, ocasionando na durabilidade da depilação.

Como eles demoram mais tempo para crescer novamente, uma fina camada de queratina (proteína fibrosa) começa a se formar no folículo. Quem tem pelos mais grossos sofre ainda mais. Como o folículo acaba ficando com uma barreira, os pelos não conseguem romper esta fina camada de queratina, ocasionando nos pelos encravados.

Como os pelos não encontram um caminho para sair, eles continuam a crescer e começam a se curvar, formando um quisto e penetrando novamente no tecido da pele. E aí que as dores incômodas, e em alguns casos, a inflamação podem surgir facilmente.

O que fazer antes e depois da depilação para evitar pelos encravados?


Você pode evitar os temíveis pelos encravados depois da depilação com cera, apenas realizando simples procedimentos. No entanto, é super importante, ter atenção a alguns cuidados antes de fazer qualquer tipo de depilação, veja só:

  • Reduzir a exposição ao sol: O sol pode favorecer ainda mais o surgimento dos pelos encravados, já que colabora com o suor excessivo.
  • Faça esfoliações: A esfoliação antes da depilação é uma grande aliada para evitar este problema. Elas ajudam a reduzir o acúmulo de células mortas que podem impedir a remoção do pelo, além de afinar a superfície da pele.
  • Cuidado com a temperatura: É sempre bom tomar uma ducha bem quente antes de fazer sua depilação. A água quente ajuda a dilatar os poros, fazendo com que facilite a depilação.

Cuidados depois da depilação com cera

  • Use roupas largas: Como eu já falei anteriormente, as roupas justas também impedem o crescimento livre dos pelos. Além disso, podem facilitar ainda mais o acúmulo de resíduos nos folículos.
  • Higienização: Logo após a depilação, é super importante fazer higienização do loca. Isso porque talvez possa ficar algum resíduo da cera nos folículos. Além disso, é preciso lavar com um tipo de sabonete hidratante para que não haja descamação da pele e ressecamento por conta da cera.
  • Não utilize creme hidratante: É o mesmo princípio. Se você passar muito creme hidratante após a depilação, eles podem obstruir também o folículo, causando inflamação.
  • Não se exponha ao sol: Evite tomar sol depois da depilação com cera, pois o sol ainda é extremamente prejudicial. Além de ter grandes chances de manchar a sua pele, pode ainda causar suor excessivo e irritações que colaboram com o surgimento dos pelos encravados.

Como tratar pelos encravados depois da depilação com cera?


Segundo os maiores especialistas em dermatologia do Brasil, em casos mais graves de foliculite, é necessário partir para o uso de antibióticos. Em casos menos agressivos de pelos encravados, a recomendação é que haja o uso de cremes com ação antibacteriana para que o caso não agrave.

Para acabar de vez com os pelos encravados depois da depilação, as esfoliações são as mais indicadas. É o melhor tratamento, mas vale ter atenção ao tipo de pele, senão sua pele pode ficar muito ressecada.

Você pode usar uma luva esfoliante própria durante o banho ou se você tiver a pele seca, pode fazer um esfoliante natural com azeite de oliva e açúcar. Faça esfoliações três vezes por semana no local dos pelos encravados, e em poucos dias sua pele estará lisinha novamente.

Mas vale ressaltar aqui que somente é indicado realizar as esfoliações cerca de 10 dias após a depilação. Normalmente é justamente neste período que os pelos encravados começam a aparecer.

Sua pele como nova!


Gostou de conhecer estas dicas e causas sobre os pelos encravados? Agora, comece a tomar mais cuidados antes e aderir a estas práticas depois. Você verá uma enorme diferença e não terá mais aqueles incômodos pelinhos atrapalhando a saúde da sua pele.

Se gostou das minhas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar mais pessoas que também têm a mesma dúvida que você. E se quiser saber mais alguma coisa, é só deixar sua dúvida nos comentários. Eu  ficarei muito feliz em te ajudar!

1 comentário em “Pelos encravados depois da depilação com cera”

  1. Obrigada pelas dicas. Faço minha própria depilação, faça a cera em casa com limão e açúcar. Fica ótimo o resultado das pernas, mas após uma 10 dias meus pêlos começa a nascer já encravados é terrível, o local coça muito e chega até a ferir!… no momento estou desempregada, mas gostaria de começar no ramo de depilação,pode me dá umas dicas?…Obrigada!?

Os comentários estão encerrado.