Postura profissional da depiladora

Além do dever de manter todo o profissionalismo e a qualidade no trabalho, também se faz necessário uma postura profissional da depiladora.

Uma postura adequada para o desempenho de todas as funções, desde o atendimento até a realização dos procedimentos, faz toda a diferença destacando o trabalho da depiladora no mercado competitivo.

A profissão de depiladora é conhecida como a profissão mais íntima do mundo, e exatamente por isso que a ética e a postura adequada são fatores extremamente relevantes.

A depilação é um ramo da Beleza e Estética que vem se destacando cada dia mais, ajudando homens e mulheres na recuperação da autoestima, bem-estar e beleza.

Então para garantir muito mais clientes satisfeitos e sobressair a concorrência, você precisa conhecer as melhores práticas de ética e postura profissional da depiladora. Vou te contar tudo aqui, então leia atentamente!

ética e postura da depiladora

Melhores Práticas de Postura Profissional da Depiladora


Sabe aquele velho ditado: A primeira impressão é a que fica? Pois bem, se a princípio o cliente perceber que a depiladora não tem o mínimo de ética e postura profissional, as chances de afundar o seu negócio são muito grandes.

A primeira impressão geralmente é formada nos três primeiros segundos. É aquele primeiro contato visual com o cliente. Nestes primeiros segundos, ou você o conquista ou o perde de vez.

É claro, que a ética e postura devem estar presentes em todas as profissões que lidam diretamente com as pessoas, mas como mencionei acima, a depilação é a profissão mais íntima do mundo. Os clientes precisam ter a segurança e confiança primeiramente para escolher o seu trabalho.

Veja agora as melhores práticas de postura profissional da depiladora:

1 – Autoconfiança

Mesmo que você tenha vários diplomas e certificados de excelência expostos, de nada adianta se você não for autoconfiante, perderá clientes da mesma forma.

Você precisa acreditar em si mesma e acreditar na excelência do seu trabalho. Pode não parecer, mas isso transparece ao cliente, ele consegue perceber se você é autoconfiante ou não, e acredite, isso faz uma diferença enorme em seu trabalho.

Transmita a segurança e a confiança que o cliente precisa para te escolher como a melhor profissional.

2 – Respeito

Nem preciso dizer que este é o ponto mais importante quando falamos em postura profissional, não é verdade?

Você precisa respeitar e atender igualmente todas as pessoas que entram em seu estabelecimento. Um olhar diferente, o cliente consegue perceber.

Respeitar as diferenças é primordial para alimentar sua ética e postura profissional, lembre-se disso!

3 – Linguagem

Outro fator importante. Nunca sabemos como as pessoas costumam usar a linguagem no dia a dia. Exatamente por isso é que você não pode adotar uma maneira super informal de tratar seus clientes.

Talvez existam pessoas que não gostam de gírias, por exemplo, acham desrespeitoso ou não concordam com certas formas de falar, e adivinha só, isso resulta em perdas de clientes.

Adote uma maneira discreta de tratar os clientes, se eles te derem liberdade para brincar, criticar, comentar ou falar de maneira informal, aí sim você pode mudar sua maneira de falar. Caso contrário, seja respeitosa e educada.

4 – Pontualidade

A pontualidade no atendimento é um fator que determina a postura profissional da depiladora. Não ser pontual com os atendimentos mostra como a profissional não tem compromisso e respeito com o cliente.

Pode parecer cruel, mas é exatamente isso que os clientes pensam. Por isso, mantenha sempre sua agenda atualizada, e dê alta importância para o cumprimento dos horários.

Caso aconteça algum tipo de imprevisto, contate imediatamente o cliente, que ficará muito satisfeito com a sua ligação de aviso.

5 – Explicar para o cliente o procedimento

Principalmente se for a primeira vez do cliente, você precisa explicar pra ele como é realizado o procedimento, os riscos e cuidados pós depilação.

Essa é uma prática que ajuda o cliente a confiar mais no seu trabalho, além de ficar muito mais tranquilo na hora do procedimento.

Além disso, conversar antes de cada procedimento pode ajudar o cliente a se livrar daquele constrangimento horrível ao se despir, caso seja depilação mais íntima.

6 – Comentários desnecessários

Ao se deparar com clientes que tenham tatuagens, cicatrizes, estrias ou celulite, evite comentar qualquer coisa sobre.

Você não sabe se o cliente está feliz com aquela tatuagem, por exemplo, talvez ele pense que foi um erro fazer aquela tatuagem e se você comenta algo, pode deixa-lo constrangido.

A mesma coisa sobre qualquer aspecto físico ou estético. Evite comentários desnecessários que possa constranger o seu cliente.

dicas de postura profissional da depiladora

5 Erros de Postura Profissional da Depiladora


1 – Gritar no salão de beleza

É um dos piores erros que uma depiladora pode cometer. Seu local de trabalho deve ser um local de respeito. Aumentar o tom da sua voz ou gritar dentro do salão pode assustar alguns clientes que nunca mais voltarão no seu estabelecimento.

Lembre-se que se você está iniciando um novo negócio, a última coisa que você precisa é perder clientes.

2 – Forçar Serviços

Não “empurre” serviços adicionais no seu novo cliente. Isso é feio.

É claro que você precisa fazer a propaganda do seu negócio, mas trate isso de maneira profissional. Mostre a ele quais são as opções, mas o deixe escolher e decidir se precisa ou não de um determinado serviço.

3 – Conselhos

Aqui vou mencionar mais um ditado popular: Se conselho fosse bom, ninguém daria, vendia.

Evite dar conselhos para os clientes, a não ser que sejam extremamente íntimos de você. Mesmo assim, dar conselhos na presença de outros clientes não é uma boa prática de postura profissional.

Nunca devemos misturar a vida pessoal com a vida profissional. Lembre-se disso!

4 – Deixar o cliente “a ver navios”

Não existe coisa mais desconfortante do que ficar esperando o atendimento na sala de procedimentos e a depiladora em altos papos no telefone com a amiga, concorda?

O cliente precisa de total atenção. Nunca o deixe sozinho durante algum tipo de procedimento para conversar paralelamente com algum outro funcionário ou atender telefone.

O horário do atendimento é sagrado, portanto adote a regra de não atender qualquer tipo de telefonema neste momento.

5 – Fofoca

Quem é que gosta de fofoca? Imagine só você chegar em um estabelecimento e se deparar com a depiladora fofocando com outras clientes.

Não existe cena mais desagradável. Algumas clientes podem pensar que você faz fofoca de todos os clientes que passam por aquele estabelecimento, e o resultado disso você já deve imaginar.

É só mais um motivo para perder clientes. Mesmo se uma cliente chega em seu estabelecimento para fofocar, não dê continuidade no assunto. Ouça, dê atenção à cliente, mas de maneira alguma dê sua opinião ou continuidade no assunto, vai por mim!

Adotar boas práticas de ética e postura profissional é uma ferramenta de sucesso que você precisa adotar em seu negócio para alavancar de vez e se tornar autoridade no ramo de depilação.

Gostou destas dicas? Então que tal compartilhar para ajudar mais pessoas que também precisam saber dessas informações?

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