A remoção de pelos percorreu um longo caminho desde que os homens das cavernas usaram pinças feitas de conchas e os antigos romanos usavam navalhas feitas de sílex para livrar o corpo de pelos indesejáveis.
Embora os métodos de remoção de pelos certamente tenham evoluído desde então, a ideia basicamente permaneceu a mesma. No entanto, mesmo com avanços e tecnologia moderna, ainda há espaço para melhorias quando se trata de depilação.
Embora a maioria seja adequada para todos os tipos de pele, alguns métodos continuam sendo dolorosos. Outros acabam sendo caros e até perigosos para alguns.
Seja você uma depiladora iniciante ou não, saiba que há inúmeras coisas a considerar antes de iniciar uma depilação. Por isso reunimos algumas dicas de depilação para ajudá-la a explorar todas as suas opções e oferecer serviços mais especializados.
1. As sobrancelhas
A primeira dica para depiladora iniciante é que antes de começar a pinçar as sobrancelhas, marque onde deseja que suas sobrancelhas comecem e terminem com um lápis branco.
O melhor truque dos profissionais: segure o lápis na lateral do nariz e coloque uma linha onde ele toque sua sobrancelha, incline o lápis diagonalmente para que ele toque o canto externo do olho e marque esse ponto, e finalmente, coloque um ponto logo acima do lado de fora da sua íris, esse deve ser o ponto mais alto do seu arco.
Desenhe o lápis ao longo da borda inferior de suas sobrancelhas, conectando as três linhas e, em seguida, tire apenas os pelos que ficam além delas.
Leia também: Depilação com pinça escurece a pele?
2. Buço
Os lasers trabalham destruindo o pelo na raiz, impedindo que ele volte a crescer por um ano (ou muito mais). As sessões são rápidas, com duração de apenas alguns minutos, e parecem um pouco como um elástico contra o seu rosto. Porém, o processo de laser é um pouco caro, e a maioria das mulheres precisa de seis sessões, então essa é uma das opções para depilação do buço.
A outra maneira é depilar com cera, escolha um kit de baixa temperatura, já que as ceras destinadas a outras partes do corpo podem queimar o rosto.
Trabalhe em três seções separadas (lado esquerdo, lado direito e centro), espalhe a cera para baixo e para fora do nariz, e sempre puxe a tira de cera para cima.
3. As axilas
Com a depilação com cera os pelos das axilas demoram mais tempo para crescer novamente, além disso, o pelo volta mais fino e esparso ao longo do tempo.
Apenas certifique-se de trabalhar em seções muito pequenas. Os pelos axilares são tipicamente espessos e crescem em muitas direções diferentes, tornando-se particularmente doloroso de remover.
4. A área do biquíni
Embora você possa usar praticamente qualquer método de depilação nesta área com algum grau de sucesso, a depilação produz os melhores resultados. A depilação a laser é ótima para reduzir a quantidade de pelos que cresce, mas ela não permite parar de depilar completamente.
Para o processo de cera quente:
- Primeiro, certifique-se de que o pelo é comprido o suficiente. Ele deve ter um quarto de polegada de comprimento se estiver fino e com meia polegada de comprimento, se for grosso. Caso contrário, a cera não vai funcionar.
- Comece na borda e espalhe a cera na direção do crescimento do cabelo em uma área de um por três polegadas. (Seções menores = menos dor.)
- Puxe a pele esticada e, em seguida, puxe a tira para trás na direção oposta do crescimento do pelo.
- Após a depilação, acalme a pele com uma loção ou use creme de hidrocortisona.
5. As pernas
Setenta por cento das mulheres são fiéis usuárias de máquinas de barbear, de acordo com uma pesquisa do setor, e por uma boa razão: a máquina de barbear é rápida, fácil, barata e eficaz nas pernas. Porém a desvantagem é que os pelos crescem mais rápido além de crescerem mais grossos.
Com a cera, o nível de dor pode ser maior, mas os resultados da depilação podem durar semanas. No verão você pode não querer lidar com o restolho que começa a aparecer no dia seguinte ao usar a máquina de barbear.
Como em outras áreas, aplique a cera na direção do crescimento do cabelo. Em seguida, puxe as tiras na direção oposta.
Outra dica importante para depiladora iniciante é trabalhar em pequenas seções. Cada seção, um máximo de três polegadas de comprimento para minimizar a dor.
6. Esfoliar
Uma ótima dica para depiladora iniciante é indicar a cliente que ela esfolie a pele alguns dias antes de depilação, já que isso ajuda a remover a pele morta e todos os pelos encravados que precisam ser depilados. Adicione um pouco de açúcar mascavo para uma esfoliação natural ou use uma esfoliação corporal.
Para um spa como esfoliação, use luvas esfoliantes, as luvas também são boas para reduzir pelos encravados após a depilação.
7. Indique a cliente que aguarde de 6 a 8 horas após o café ou refrigerante
A cafeína é um estimulante que pode fazer você sentir uma sensação maior de dor enquanto está no seu sistema. Leva de 6 a 10 horas para a cafeína sair do seu sistema.
Esperar até que não haja cafeína no seu sistema significa uma sessão de depilação menos dolorosa. No entanto, isso varia de pessoa para pessoa.
8. Indique depilação após o período menstrual
As mulheres sentem mais dor durante o sangramento menstrual. Muitas mulheres relatam que seus corpos são os menos sensíveis à dor em 3 ou 4 dias após a menstruação. Contudo, são mais sensíveis logo antes do período menstrual.
Então, se a mulher tem períodos regulares, a depilação nos dias seguintes pode ser mais fácil.
Outras mulheres relatam baixa sensibilidade durante a ovulação, devido ao aumento dos hormônios. Essas janelas podem tornar o momento ideal para uma sessão de depilação sem dor.
Amei as dicas e vou usar todas!