O que é fotodepilação? Principais dúvidas respondidas

Você ainda não sabe o que é fotodepilação? Então fique tranquila! Nesse texto que se segue eu vou te responder as principais perguntas sobre esse assunto. Se você é depiladora ou não, com certeza vai te interessar.

Esse é um método que tem sido bastante utilizado nos últimos tempos, mas tem também gerado dúvidas e preocupações. Tem gente que diz que essa é uma técnica igual a que utiliza laser… Mas será mesmo?

De antemão o que eu posso te dizer é que a fotodepilação é uma técnica que utiliza Luz Intensa Pulsada (LIP) para a retirada dos pelos dos corpos. É a energia dessa Luz que consegue fazer o processo de depilação nas pessoas.

Gravou?! Então vamos continuar, beleza? Aos poucos você vai ver as perguntas mais comuns sobre o que é fotodepilação e com isso você vai acabar entendendo muito mais desse novo processo.

#1 – O que é fotodepilação: Como é feita?


Então você já sabe que a fotodepilação acontece por meio da energia de uma luz, não é?! O que você não sabe ainda é que essa luz vem a partir de um aparelho que tem uma lâmpada flash de alta energia!

Sabe o que é melhor? Não tem dor nenhuma! É quase que um tratamento milagroso vindo dos céus! Isso só acontece porque a ponta do aparelho é congelada, então não se preocupe!

#2 – Qual profissional pode oferecer esse tipo de tratamento?


É fundamental que o profissional que vai fazer a fotodepilação saiba exatamente o que está fazendo. Não existe uma certificação específica para isso, mas é bom que o profissional tenha aprendido em algum lugar confiável e que já tenha experiência.

o que é fotodepilação

#3 – A fotodepilação funciona mesmo?


Estamos falando de um tratamento com alta energia que age diretamente não só na melanina do pelo, como também nos tecidos ao redor. Isso significa que a eficácia é realmente grande, o tratamento dá resultado e às vezes é nítido já na primeira sessão.

#4 – O tratamento é definitivo?


Tem muita gente que busca saber o que é fotodepilação porque acha que esse tratamento vai evitar que os pelos cresçam novamente.

O que você precisa ficar ciente é que como a energia é regrada para não destruir a estrutura da raiz dos nossos pelos, pode acontecer de que eles cresçam depois de algum tempo.

Não existe ainda nenhum tratamento definitivo nesse sentido. É claro que existe a possibilidade do pelo não crescer mais, mas essa não é uma coisa que dê para prever.

#5 – Quem não pode fazer o tratamento?


É importante ficar atento a isso! As contraindicação da fotodepilação são para algumas pessoas. Veja se você faz parte de algum desses grupos abaixo:

  • Pessoas com vitiligo;
  • Mulheres grávidas;
  • Pessoas com a pele bronzeada;
  • Pessoas com infecção no local;
  • Pacientes em uso de medicações que aumentam a fotossensibilidade (como antibióticos e antiacneicos).

Essas pessoas não são aconselhadas a fazer o tratamento porque a partir dele pode ocorrer alteração na cor da pele, alergias e até inflamações.

#6 – Procure um dermatologista antes de fazer o tratamento


É fundamental que antes de iniciar o tratamento você procure um especialista para ver se não vai te causar nenhum mal! O dermatologista é o profissional ideal para isso.

#7 – Quem deve fazer a fotodepilação?


Qualquer pessoa que queira retirar pelos do copo ou que tenha foliculite pilosa são indicadas ao tratamento. Apesar de ser uma técnica utilizada para pessoas de todos os tons de pele, os resultados são melhores quando a pessoa tem pele clara e os seus pelos são bem grossos e escuros.

fotodepilação

#8 – Onde no corpo não se pode fazer fotodepilação?


O tratamento não deve ser feito para a retirada de pelos nas áreas mais sensíveis do corpo, como bolsa escrotal, olhos, ânus, pálpebras, ao redor dos olhos e mucosas.

#9 – Quais os cuidados antes de fazer o tratamento?


Existem algumas coisas que você precisa evitar para que o resultado seja positivo e não haja nenhuma reação.

Por exemplo: A sua pele não pode estar bronzeada! Além disso, você não pode ter retirado pelo pela raiz por pelo menos um mês. Nada de espinhas, de machucados ou até mesmo vermelhidão.

#10 – Por quanto tempo é preciso fazer o tratamento?


A partir do momento que você sabe o que é fotodepilação, fica mais fácil compreender o tratamento e a sua duração. O mais recomendado é que ocorram seis sessões para que você sinta uma redução bacana dos seus pelos.

Ah! Lembre-se de que você precisa de uma folga de pelo menos um mês entre uma e outra, porque ninguém é de ferro, não é?

#11 – Qual a diferença entre fotodepilação e o laser?


O laser é um tratamento mais agressivo. Ele entra na sua pele e dá alguns choques. A verdade é que isso pode te render boas queimaduras e manchas. Já na fotodepilação seus riscos são pequenos. A luz é regrada para evitar esses danos.

#12 – Quais são as complicações do tratamento?


Apesar de não ser comum, é possível que o paciente tenha algumas complicações da fotodepilação. Entre elas estão inchaço, dor, manchas, feridas e até vermelhidão.