Um dos pontos mais importantes no trabalho de depilação é o cuidado em ter higiene pessoal com a cliente e a depiladora. Você sabia disso? Nada que está regulamentado e é exigido para profissão é atoa.
Existem riscos, para a profissional e para a cliente, que nem sempre são possíveis de ver, mas que podem causar um grande estrago. É por isso que todo cuidado ainda é pouco nessa questão.
A ideia com esse artigo é te mostrar a importância dessa higiene pessoal com a cliente e a depiladora e dar algumas dicas de atitudes que você pode tomar para evitar qualquer tipo de contaminação ou problema.
O que acha da ideia? Espero que goste e que utilize essa informação no seu dia a dia porque ela vai te ajudar a ter mais segurança e conforto com o seu trabalho – o que na minha visão é fundamental!
Precisamos falar de biossegurança!
Você já ouviu esse termo alguma vez na sua vida? Se não, não tem problema. A partir de agora ele precisa estar presente no seu dia a dia e eu vou explicar exatamente o porquê.
Biossegurança na depilação nada mais é do que o conjunto de ações e atitudes que irão prevenir, minimizar ou eliminar riscos visando a saúde do homem e a qualidade dos resultados.
Resumindo e falando de uma forma mais direta, são ações que você pode fazer que vão evitar que tanto você quanto a sua cliente tenham uma experiência negativa antes, durante ou depois da sessão. A higiene pessoal com a cliente e a depiladora é feita exclusivamente por causa disso.
Higiene pessoal com a cliente e a depiladora: Algumas coisas que você pode fazer
Acredito que uma boa parte das atitudes de higiene você já deve conhecer, mas eu preciso te apresentar ainda assim algumas que são fundamentais e essenciais. O mais interessante é que elas são simples e fáceis de fazer.
Isso só mostra que não tem desculpa para ser relaxado em relação a isso! Você precisa redobrar o seu cuidado nessa questão. Isso pode influenciar diretamente a sua saúde e até a do seu cliente.
Então fique ligado em algumas atitudes de higiene pessoal com a cliente e a depiladora:
- Corte suas unhas e as deixe sempre limpas! Isso evita contaminação do cliente e também que você o arranhe e machuque;
- Todos os seus utensílios devem ser esterilizados antes da utilização e equipamentos como pinça e espátula devem ser, preferencialmente, descartáveis;
- Lave bem as mãos o tempo todo! Antes e depois de cada procedimento você precisa lavar a mão, assim como a cliente deve fazer antes de se deitar na maca. Se não quiser lavar às mãos, a alternativa é ter sempre à vista um álcool 70% para você e os clientes;
- Sua área de trabalho precisa ser sempre limpa;
- Trocar o lençol descartável a cada cliente;
- Usar cera com rótulo de identificação;
- Utilize equipamentos de proteção individual, como luvas, touca, avental e máscara;
- Tome a vacina contra a hepatite B.
Cuidar da higiene também dá dinheiro!
Além da questão da segurança tanto da profissional quanto da cliente, não dá para deixar de mencionar que a partir do momento que você se importa com a higiene você também está fazendo um excelente trabalho de divulgação.
As pessoas querem conforto e segurança em todas as áreas da vida. A partir do momento que um cliente entra no seu negócio ou conhece o seu serviço e percebe todo o cuidado que você tem nessa parte, ele vai querer sempre fazer com você.
Nessa situação em especial, as pessoas não tem problema algum em pagar mais caro. O que elas querem mesmo é segurança!
Sem falar na divulgação gratuita que você vai conseguir. Seus clientes fieis vão falar com outras pessoas sobre o quanto você é cuidadosa nesse sentido e tem um serviço excelente e logo você não terá mais horários.
Cuidado com a higiene!
Agora que você viu a importância que é cuidar da higiene pessoal sua e da sua cliente, eu espero que você pratique! Coloque essas coisas em ação e você vai perceber o quanto seu trabalho será mais prazeroso e trará melhores resultados.
Espero que esse artigo tenha te ajudado nessa questão. Agora é com você!