X

Diferença entre epilação e depilação

Você sabia que na maioria das situações que você depila sua perna, na verdade você está epilando?! Não?! Pois é! Hoje eu vou te ensinar qual é a diferença entre epilação e depilação e já posso te dizer que é muito interessante.

Pouca gente sabe (e eu só descobri tem pouco tempo) que existem duas formas de conseguir retirar aqueles pelinhos indesejados do corpo. Tem a depilação e a epilação. Como a gente só está acostumado a ouvir a palavra com o início “dep”, senta aí para aprender o que isso significa.

Não dá para se tornar uma depiladora de sucesso se você não se aprofundar nessa questão! É preciso saber muito mais do que a prática, é preciso se profissionalizar e mostrar que entende mesmo do negócio.

Diferença entre epilação e depilação: Compreenda o que significa


Basicamente o que acontece é que as duas técnicas são efetivas para retirada de pelos, só que uma é voltada para os pelos superficiais, enquanto que a outra é para depilação mais profunda, diretamente na raiz.

Entenda a diferença entre epilação e depilação:

#1 – Depilação

A depilação que a gente tanto escuta falar, nada mais é do que a técnica que utiliza meios para retirar os pelos de forma superficial. Os pelos são cortados por meio de lâmina ou de agentes químicos.

O que acontece nessa situação é que em pouco tempo você precisa depilar novamente. Sem falar nos cuidados que precisa ter para não se machucar, manchar a pele ou até mesmo ter algum tipo de reação.

As formas mais comuns de depilação são por meio de lâminas e de cremes depilatórios – que são colocados na pele e depois de uma reação química, consegue “queimar os pelos” em pouco tempo.

#2 – Epilação

Essa é uma técnica quase que definitiva de retirada de pelos. A técnica de epilação dura mais tempo do que a depilação. Isso acontece porque o pelo é retirado completamente, até a raiz.

Isso significa que até as partes que estão abaixo da pele são retiradas a partir das ferramentas usadas. Outra questão é que por meio da epilação mesmo quando os pelos renascem, eles são um tanto mais finos e menos densos, sem falar que as chances de reações alérgicas são pequenas (mesmo que existam, é claro).

Entre os produtos, ferramentas e equipamentos utilizados para fazer epilação, estão:

  • Ceras;
  • Pinças;
  • Laser;
  • Eletrólise;
  • Aparelhos elétricos;
  • Luz intensa pulsada.

É melhor fazer epilação ou depilação?


Isso depende muito dos seus objetivos, não é? Se pensarmos na questão definitiva de retirada de pelos, as técnicas de epilação são muito melhores, mais efetivas. Você não vai precisar ficar repetindo em pouco tempo.

Não é a toa que a maioria das pessoas escolhe essa forma. Independente se for com cera – e com aquela dorzinha – se pensa em longo prazo, no benefício que se terá e no trabalho que será evitado.

Só que se você for medrosa, como eu, que não tem muita resistência à dor, é bem capaz que prefira as técnicas de depilação – que podem até ser feitas em casa, como é a situação da lâmina ou dos cremes.

O que eu posso te dizer é que independente do que você for escolher, é fundamental ter segurança nesse momento. Todas as técnicas são eficientes se forem executadas da forma correta, de acordo com o objetivo e com a pele de cada um.

Se você é depiladora precisa entender isso!


A partir do momento que você decide trabalhar nesse segmento e quer atender o maior número de clientes possíveis, é preciso não só compreender qual é a diferença entre epilação e depilação, como passar isso para as pessoas.

Fale os prós e contras, analise a situação da pessoa, se ela é ou não resistente à dor, se está disposta ou não a pagar mais caro pelo serviço e até mesmo se quer algo mais prático ou algo mais duradouro.

A partir do momento que você consegue compreender a necessidade do cliente e entende a diferença dessas duas técnicas, a experiência do cliente com você será muito melhor.

Sabe o que isso significa? Boca a boca positivo sobre você, mais clientes querendo marcar uma sessão, dinheiro e realização!

Espero que tenha compreendido bem a diferença dessas duas técnicas e que utilize sempre a que for melhor para o seu cliente!