Depilação no inverno: Vantagens e cuidados

Não só porque o inverno chegou, que você precisa descuidar da beleza, não é mesmo? Encarar uma depilação no inverno não é uma tarefa fácil, mas sabia que tem lá suas vantagens?

É fato que nossa pele fica muito mais sensível no inverno e consequentemente requer também o dobro de cuidados. Nossa pele no inverno tende a ressecar muito por conta dos banhos extremamente quentes (você deveria evitar), roupas apertadas, etc.

Sendo assim, fazer uma depilação é uma forma de cuidar mais da sua pele e dar aquela atenção que ela merece. Separei aqui algumas dicas que você precisa saber para nunca mais deixar de fazer uma depilação no inverno. Vamos conferir?

Vantagens da depilação no inverno


Sabia que a época dos dias mais frios afasta qualquer tipo de alergia e irritações da pele? Sendo assim, essa é uma das primeiras vantagens de fazer uma depilação no inverno.

Em contrapartida, nos dias mais quentes do ano, é muito mais comum o suor aumentar. Com isso, após uma depilação, pode surgir coceiras, vermelhidão, alergias, ardência e até pelos encravados.

O contato de roupas apertadas e do suor são os principais responsáveis por todo este tipo de incômodo, e adivinha só, no inverno não existe nada disso.

Outra vantagem bastante evidente de depilar no inverno é que a hidratação costuma durar mais tempo. No inverno não existe aquele ar seco e baixa umidade, exatamente por isso sua pele consegue se manter hidratada por muito mais tempo.

Mas a maior vantagem da depilação no inverno é que não ocasiona manchas, ao contrário da exposição no sol do verão. Quando nos depilamos no verão o cuidado com o sol é dobrado, portanto aproveite enquanto o sol está tímido na época fria.

Cuidados e qual a melhor depilação para o inverno?


depilação no inverno

O inverno é uma excelente oportunidade para quem quer se livrar de vez dos pelos indesejáveis. E nesta época, a melhor e mais segura maneira de se depilar é através de cera quente.

Acontece que, no inverno é comum que os poros se fechem, o que pode dificultar muito a depilação. Desta maneira, se você utilizar qualquer outro método para se depilar, pode ocasionar em lesões na pele e irritações por conta disso.

A cera quente ajuda a abrir seus poros, o que facilitará ainda mais a remoção dos pelos pela raiz. Outra coisa boa é que através deste método você poderá sentir menos dor, justamente porque eles saem com mais facilidade.

Veja agora os principais cuidados que você deve ter após se depilar no inverno:

  • Não use ceras caseiras, que tenham na receita o limão. Este ingrediente pode trazer manchas terríveis para sua pele.
  • Esfolie a pele sempre na época do inverno para ajudar na saúde da pele.
  • Redobre os cuidados com hidratação, exceto após a depilação. E em casos de depilação na axila, evite usar desodorante por 24 horas.
  • Se você costuma transpirar muito, não pratique exercícios físicos após a depilação. Isso pode ocasionar foliculite ou irritações.
  • Mesmo o sol estando em baixa intensidade, não se exponha ao sol 24 horas antes nem depois de se depilar, principalmente se você optar pela depilação a laser ou foto depilação.
  • Evite roupas apertadas.

Mitos e verdade sobre depilação no inverno


Muitas pessoas até defendem que não se deve fazer depilação no inverno, dói muito mais, resseca a pele, causa varizes, não pode fazer depilação facial. Enfim, é uma série de mitos que precisam ser desvendados. Já que nosso assunto aqui é depilação no inverno, fique atenta a estes mitos quando você ouvi-los:

  1. Cera quente causa varizes: A cera quente age diretamente no bulbo capilar, não havendo nenhuma interferência com a segunda camada da pele, a derme, onde se encontram os vasos sanguíneos.
  2. Cera quente causa flacidez: Não há evidências disso, a flacidez é ocasionada pela baixa produção de elasticidade e colágeno, por uma perda repentina de peso ou até mesmo sinais de envelhecimento.
  3. Depilação com cera quente mancha a pele: Não é a depilação que mancha a pele e sim a exposição solar após a depilação. Além disso, se houver ingredientes como o limão, as manchas também aparecem.
  4. Quem tem alergia não pode fazer depilação: Não há ligações de produtos depilatórios com outros tipos de alergia. Se uma pessoa tem alergia a determinado produto que está na composição da cera, aí sim o uso é suspenso.
  5. Cera quente dói mais: Como já falei aqui no artigo, a cera quente abre os poros e enfraquece o bulbo dos pelos, fazendo com que eles saiam com maior facilidade, eliminando a dor.

Vale a pena investir em depilação no inverno?


Como você pôde ver, só existem vantagens em se depilar no inverno. Não há porque ser um investimento que não vale a pena, a não ser que você não queira mesmo se cuidar durante os dias mais frios do ano.

Apesar do inverno ser mais conhecido por roupas aconchegantes e não deixar à mostra quase nada do corpo, se depilar no inverno é mais uma questão de bem-estar e higiene do que estética.

Principalmente quando falamos de regiões íntimas. Estar livre dos pelos é um cuidado essencial que evita fungos, corrimentos, mau cheiro, acúmulo de secreções entre outras complicações.

Portanto, o cuidado com a nossa pele, nossa saúde e bem-estar é o mesmo seja em qualquer estação do ano. Mantenha sempre sua pele lisinha e sedosa!

Então, gostou de saber mais sobre depilação no inverno? O que você achou destas informações de como se depilar? Não esqueça de compartilhar estas dicas com as amigas para alertá-las sobre a importância da depilação.

E se tiver alguma dúvida, já sabe né? Pode deixar abaixo nos comentários que ficarei muito feliz em te ajudar, combinado?