X

Depilação com pinça escurece a pele?

Existe uma crença popular de que a remoção dos pelos de certas formas pode danificar a pele, como por exemplo o pensamento de que a depilação com pinça escurece a pele. Mas você sabe dizer se isso é verdade?

O que nem todas as pessoas sabem é que qualquer tipo de depilação pode causar danos à sua pele. Isso porque a remoção dos pelos, seja com a pinça, cera, lâmina, laser ou outros métodos, causa microtraumas que podem resultar em manchas e cicatrizes.

Então o que você pode fazer para evitar isso?

Existem muitos cuidados que devem ser tomados antes, durante e após a depilação. No caso da pinça, o seu uso geralmente é restrito às áreas pequenas, como a sobrancelha, o buço e etc. Porém, mesmo que não seja utilizada em uma grande região, é imprescindível que você tome as medidas necessárias para proteger a sua pele.

Quer saber quais são?

Confira abaixo os principais cuidados da depilação com pinça:

Sempre limpe a região


Uma ótima forma de proteger a pele antes da depilação é realizar a limpeza da região. A esfoliação, por exemplo, garante que todas as células mortas foram removidas e prepara a pele para a remoção dos pelos com a pinça.

Evite tomar sol após a depilação


Pode parecer exagero, já que a pinça é utilizada em áreas menores. Porém, a exposição ao sol pode irritar a sua pele e aumentar as chances de surgimento de manchas.

O ideal é proteger a pele dos raios UV no dia da depilação para não causar danos pelo contato.

Evite produtos com álcool ou ácidos


Conhecer a composição dos produtos que você passa em sua pele é essencial se você quer evitar manchas após a depilação com pinça.

Isso porque a presença de álcool e substâncias ácidas pode danificar a região depilada e escurecer a pele. O ideal é que sejam utilizados óleos hidratantes, se possível à base de macadâmia e Aloe Vera, já que esses compostos ajudam a recuperar a hidratação.

Sempre remova os pelos no sentido de nascimento


Como já foi mencionado, a principal causa do escurecimento da pele são os microtraumas causados pela depilação. Uma forma de evitar isso é retirando os pelos no sentido de seu nascimento.

Com isso, você diminui as chances de lesões e sangramentos que podem ser transformados em manchas na pele.

Tome muito cuidado com a pele


Um dos principais perigos da depilação com pinça é a possibilidade de “pinçar” a sua pele. Isso significa puxar a derme em vez dos pelos, causando machucados na área depilada.

A pinça deve sempre pegar o começo dos fios. Por isso, sempre verifique onde está a base antes de puxar. Além de provocar dor, a chance de que o machucado vire uma cicatriz e escureça a sua pele é muito maior.

Leia também: O que tira cera de depilação da pele

Lave o rosto com água morna


Antes de utilizar a pinça para depilar o buço, a sobrancelha ou qualquer outra área facial, uma boa ideia é lavar a região com água morna.

A temperatura da água abre os poros do rosto e facilita a remoção dos pelos, diminuindo a dor e a chance de pelos encravados que podem virar infecções.

Você também pode segurar uma toalha molhada em água morna por alguns segundos sobre o rosto para obter o mesmo efeito.

Outro cuidado que você pode tomar é evitar a remoção de pelos com a pinça em áreas grandes.

A crença de que a depilação com pinça escurece a pele é parcialmente resultado do fato de que muitas pessoas utilizam o método para acabar com os fios que nascem após a depilação com cera ou laser. Essa técnica pode danificar a pele e ocasionar o escurecimento!

Se você optou por um método de depilação, o ideal é que ele seja seguido nos prazos indicados. Quando você remove os pelos que nascem aos poucos com a pinça, você pode machucar a sua pele na próxima sessão, já que a área sofreu microtraumas durante o período de recuperação.

Agora que você já sabe que o mito de que a depilação com pinça escurece a pele é verdadeiro, mas pode ser evitado, lembre-se sempre de que existem muitos cuidados que você pode tomar para reduzir os danos à sua pele. Ao seguir esses passos, você garante a depilação segura e eficiente!

Tem mais alguma dica para proteger a sua pele durante a depilação? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e aproveite para tirar qualquer dúvida que restou sobre o tema!