A depilação a laser funciona como uma técnica de remoção de pelos que é progressiva e é feita por meio de uma energia luminosa de um laser. Ela é muito indicada para pessoas que possuem sensibilidade para os outros processos de depilação, ou em casos de pelos encravados, ou até mesmo para quem quer tentar acabar com os pelos de forma definitiva.
É uma procedimento que causa menos dor que a cera, é feito por um profissional especializado em centros de estética ou de depilação profissional. A depilação também é chamada de depilação definitiva, no entanto, em alguns casos não se pode garantir que os pelos não retornarão.
História da depilação a laser
Foi no ano de 1970 que surgiram os primeiros aparelhos de laser para retirar pelos, mas foi um fracasso total. Primeiro que o processo de depilação não era eficaz, era muito limitado e não removia bem os pelos. Outro problema que foi um dos maiores responsáveis pelo fracasso era a dor causada pelo procedimento.
No ano de 1983, no entanto, Anderson e Parrich, utilizaram nos aparelhos de depilação a laser algo chamado de fototermolise, que revolucionou o principio físico do mecanismo do laser e deu a ele uma eficácia muito maior, evitando dores. Hoje existem diversos procedimentos de depilação a laser diferentes.
Leia também: Qual a melhor maca para depilação?
Indicação para depilação a laser
Hoje qualquer pessoa pode fazer depilação a laser, já que existem várias formas de tratamento utilizando laser diferentes em intensidades diferente. No início porém, era mais indicada a pessoas que possuíam problema de pseudofoliculite (pelos que ficam encravados) em regiões como a virilha. Esse problema ocasiona a mancha da região afetada.
Quem faz a depilação a laser hoje são as pessoas que incomodam com os pelos ou que não utilizam, por não gostarem ou por serem sensíveis, os outros métodos de depilação, como através da cera ou de lâminas. Apesar de muita gente correr atrás desse método para se livrar eternamente dos pelos, é importante lembrar que não é possível garantir que os pelos não retornem.
Como funciona a depilação a laser
A depilação a laser funciona por meio de um aparelho que transmite o laser. Ele é direcionado em cima dos pelos que serão eliminados. O laser age contra a melanina, que é a substância responsável pela coloração do bulbo e da haste do pelo.
Quando o laser age na melanina ele provoca um dano térmico no tecido adjacente. A melanina absorve os fótos de energia e o calor é liberado pelo bulbo e pela haste do pelo, destruindo suas estruturas.
Depilação a laser dói ou não dói?
Hoje os procedimentos são menos dolorosos do que os feitos pelas primeiras máquinas de depilação, mas é verdade que o procedimento ainda incomoda. Por causa disso os centros de depilação utilizam pomadas anestésicas e até mesmo jatos de ar frio com o intuito de amenizar a dor.
Quantas sessões de depilação a laser são necessárias?
Alguns especialistas recomendam que após a primeira sessão sejam feitas de 4 a 5 sessões de manutenção por ano. Outros já aconselham que sejam feita uma sessão a cada 30 ou 45 dias. Isso vai depender muito de cada cliente. Em alguns casos não é necessário fazer a manutenção por um bom tempo.
Contraindicações para a depilação a laser
É importante prestar atenção em alguns fatores que impedem a realização da depilação a laser. Quem tiver com infecção ativa nas áreas onde será feita a depilação não poderá utilizar o método por laser.
Em caso do indivíduo fazer a depilação a laser e os pelos crescerem de forma repentina, será preciso procurar a orientação de um médico e verificar a situação hormonal do seu corpo. Outro fator importante é que mulheres grávidas não podem ser submetidas a esse tipo de procedimento, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Cuidados antes e depois da depilação a laser
A depilação a laser é um processo que funciona de forma diferente dos outros tipos convencionais de depilação. Por causar um dano térmico, é preciso tomar alguns cuidados antes e depois do procedimento, para evitar qualquer transtorno e garantir uma melhor eficácia do tratamento.
- Cuidados antes da depilação a laser: É muito importante evitar se expor ao sol ou retirar pelos com pinça ou cera.
- Cuidados depois da depilação a laser: O indivíduo continuará evitando se expor ao sol e precisará utilizar protetor solar no seu dia a dia (com FPS mínimo de 30). É recomendado também fazer uso de loções calmantes após a sessão e no período de recuperação da pele.
Qual o resultado da depilação a laser?
Logo na primeira sessão o paciente sentirá a diferença feita pela depilação a laser. Será fácil observar áreas de falha de crescimento de pelo. Algumas áreas respondem melhor ao tratamento, como as axilas, barba, perna e virilha. No buço e no dorso masculinos os resultados são mais difíceis.
Como já mencionamos anteriormente, é muito importante que o indivíduo tenha consciência que os pelos podem retornar. Existe um tipo de célula no nosso organismo, chamada célula totipotencial, que não morre e está sempre produzindo um pelo novo. No procedimento da depilação a laser elas continuam intactas porque não possuem melanina.
Qual o laser mais indicado para a depilação?
Os mais utilizados no nosso país pelas clínicas são: Quantum e Light Sheer. Os dois podem ser utilizados em qualquer tipo de pele e são de diodo. Existem também o laser de Alexandrite, que também é de diodo só que possui luz intensa pulsada.
A escolha do laser ideal será feita por um profissional de saúde especializado que analisará o seu caso. É muito importante tem essa consulta para que seja feito o tratamento mais eficiente.
Riscos da depilação a laser
É importante saber tudo que uma depilação a laser pode causar. Por se tratar de um laser emitido para a pele, se for utilizado de forma errada em uma intensidade mal calculada, pode causar queimaduras de segundo grau, escurecimento temporário da região afetada e até a formação de bolhas.
Por isso é muito importante que as primeiras sessões de depilação a laser funcionem de forma mais leve e simples possível, para não causar nenhum tipo de reação desagradável e dolorosa a quem for fazer o procedimento.
Bom dia!
Pessoas que tenha hiperidrose pode fazer a depilação a laser?