X

Como fazer cera de depilação com vinagre?

Você sabe como fazer cera de depilação com vinagre? Cada vez mais mulheres ao redor do mundo começam a fabricar os seus próprios produtos de saúde, beleza e bem-estar.

Seja para economizar ou para aproveitar os benefícios dos produtos naturais, a prática é bastante recomendada.

Então, se você quer fazer parte dessa tendência e experimentar uma receita natural, veja abaixo como é possível fabricar sua própria cera!

Como fazer cera de depilação com vinagre


Ingredientes

  • 2 copos de açúcar
  • 2 copos de vinagre (que pode ser de vinho, maçã ou qualquer outro)

Como fazer

Despeje os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, mexendo a receita até que atinja o ponto de fio (que forma um fio quando você puxa com um garfo ou colher).

Caso você deseje utilizar a cera na hora, espere a receita esfriar até atingir a temperatura da cera quente para evitar queimaduras e irritações na sua pele.

Após o uso, a quantidade remanescente pode ser armazenada em pote de vidro fora da geladeira. Quando for utilizar novamente, basta esquentar a cera no microondas!

Vale ressaltar que caso você decida produzir a cera em maior quantidade, basta utilizar a mesma proporção de açúcar e vinagre.

Utilize o vinagre de maçã


Você sabia que o vinagre de maçã traz diversos benefícios para a pele?

Apesar de a receita poder ser executada com qualquer tipo de vinagre, o de maçã possibilita o equilíbrio do pH, evitando o ressecamento da pele, a tonificação da região que será depilada e a redução nas chances de escurecimento da pele.

Isso porque o vinagre de maçã é um agente clareador natural!

Finalmente, vale ressaltar que este tipo de vinagre também tem ação bactericida, matando qualquer organismo que possa prejudicar a sua pele durante a depilação.

Agora que você já sabe como fazer cera de depilação com vinagre, chegou a hora de aprender como ela pode ser aplicada.

Onde a cera pode ser utilizada?


Esse tipo de cera fabricada naturalmente em casa é ideal para todas as regiões: face, axilas, virilha, pernas, braços, enfim, qualquer que seja a área depilada.

A grande vantagem da fabricação é que a quantidade de cera que você pretende produzir depende só de você. Então, se você for depilar áreas maiores, como as duas pernas, por exemplo, basta aumentar a receita proporcionalmente.

Como utilizar a cera de depilação com vinagre


Antes de aplicar a cera quente na pele, lembre-se de que você deve sempre limpar a região que será depilada.

Por exemplo, se você for depilar a perna, o ideal é utilizar um sabonete ou gel esfoliante para remoção das células mortas e limpeza profunda. A água morna também ajuda a ativar a circulação do sangue e abrir os poros, facilitando o processo.

Depois, você pode usar o talco para remover a oleosidade e umidade da pele. Esse processo ajuda a preparar a pele para receber a cera e torna-la mais aderente. Assim, fica muito mais fácil puxar a cera.

Além disso, o talco também cria uma camada protetora que evita maiores danos à sua pele.

Importante: a cera deve ser aplicada somente uma vez sobre a mesma região. O uso de uma espátula ajuda você a aplicar a quantidade certa de cera, evitando o desperdício e machucados ao retirar uma grande quantia do produto.

Leia também: Cera depilatória que não precisa de papel

Cuidados após a remoção dos pelos


Após a depilação, evite aplicar hidratantes sobre a região. Como os poros ainda estão abertos, existe o perigo de provocar pelos encravados, foliculite, alergias e inflamações relacionadas ao processo de depilação.

O ideal é utilizar gel acalmador e produtos específicos para a retirada de excessos de cera que fiquem na pele.

Como o vinagre possui uma composição ácida, também é essencial que você evite pegar sol após a depilação. O contato com os raios UV pode irritar a sua pele, causando manchas e cicatrizes.

Lembre-se também de que a remoção dos pelos deve sempre ser feita na direção do nascimento. Esse cuidado é importante para evitar lesões e sangramentos que prejudicam a sua pele e causam dor.

Se você aprendeu como fazer cera de depilação com vinagre e testou o resultado, aproveite o espaço abaixo para compartilhar a sua experiência! E não deixe de conferir os outros artigos sobre dicas de depilação, métodos específicos para cada área e pele, produtos naturais e diversos outros temas interessantes!