Por mais simples que pareça, o processo exige a forma correta de como depilar com cera. Até porque você poderá utilizar a cera quente profissional, uma cera caseira ou até mesmo a cera fria.
As técnicas e o passo a passo vai ser modificado de acordo com qual dessas você vai utilizar. Outra coisa que pode modificar a forma de como depilar com cera é a região do corpo que será depilada.
Algumas são mais resistentes, enquanto que outras mais sensíveis. A forma de depilação precisa ser feita de um modo que produza bem estar e minimize a dor que o processo pode causar.
Cera quente ou cera fria?
Está aí! Essa é a primeira coisa que você precisa decidir. Que tipo de cera você vai usar? Quando se abre uma sala de depilação ou um salão (ou centro) de estética, é importante saber utilizar as duas ceras, porque você atenderá todo o tipo de gente e cada um tem a sua preferência. Deixamos aqui as diferenças básicas que existem entre a cera quente e a cera fria, observe:
- Cera quente: É o tipo de cera mais utilizado no mundo inteiro. Ela é a mais indicada para as menores áreas do corpo e onde os pelos são mais grossos e fortes (como nas axilas e na virilha). A cera quente causa um efeito mais positivo por conseguir dilatar os poros da pele, por causa do calor, o que deixa o processo de retirada de pelos mais fácil e prático, além de que a dor é inibida;
- Cera fria: A cera fria é recomendada para quem tem hipersensibilidade ao calor, ou quem possui varizes (já que ela não provoca a dilatação dos vasos sanguíneos). É o tipo de cera recomendado para quem irá fazer viagens, pois é fácil de armazenar e transportar. A cera fria tem ação benéfica na retirada dos pelos mais fracos (como os dos braços e das costas) e das regiões mais extensas do corpo.
Como depilar com cera quente?
A cera quente, como já mencionamos, é mais utilizada no mercado, mas por ser levada a altas temperaturas é preciso ter cuidado com a sua manipulação para evitar acidentes tanto com você (ou com a pessoa que irá aplicar), quanto com o cliente.
Para depilar com cera quente você irá precisar utilizar alguns utensílios e/ou equipamentos, como uma espátula ou um roll-on – vai depender da sua preferência. Observe o passo a passo de como depilar com cera quente:
- Primeiro passo: Você precisa aquecer a cera com o auxílio da termocera. Quando ela estiver no estado quase líquido, é necessário testar a sua textura adicionando umas gotas em cima do papel. Caso esteja na textura correta você precisa aplicar um pouco da cera na região que será depilada. De primeira escolha uma área pequena para que teste se a temperatura e a textura da cera estão corretas;
- Segundo passo: Caso o ponto esteja correto e a temperatura esteja agradável para utilização, aplique a cera na região do corpo que será depilada utilizando uma espátula ou o roll-on. É importante aplicar a cera na direção onde os pelos crescem;
- Terceiro passo: Em cima da cera aplique uma folha e puxe no sentido oposto do crescimento dos pelos, de forma rápida e o mais próximo e paralelo da pele que puder. Caso os pelos não tenham sido todos removidos você pode aplicar novamente a cera e repetir todo o processo ou retirar os pelos restantes com uma pinça.
Como depilar com cera fria?
Antes de você depilar o outro é importante que faça o teste em você mesmo. Saberá o melhor jeito e o que cause menos “danos”. A cera fria, por mais incomum que possa ser, será utilizada por muitos clientes e você precisa entender o passo a passo corretamente do processo. Deixamos aqui o passo a passo de como depilar com cera fria, é só seguir.
- Primeiro passo: A primeira coisa que você precisa fazer é aquecer a cera singelamente, esfregando suas folhas entre suas mãos ou por cima da perna. Um período de 10 a 15 segundos é suficiente para aquecê-las e separá-las em seguida;
- Segundo passo: Após a separação, aplique as folhas nas áreas que serão depiladas. É muito importante que a aplicação da folha da cera seja feita na direção do crescimento dos pelos. No caso da região ter pelos crescendo de ambos os sentidos, coloque a folha a primeira vez de cima para baixo e depois de baixo para cima. É possível reutilizar a folha até que ela perca totalmente a aderência;
- Terceiro passo: A parte de remoção da folha é muito importante! Você precisa puxá-la de forma rápida no sentido oposto do crescimento do pelo. Quanto mais paralelamente e próximo da pele, melhor.
Obs.: Caso não tenham sido removidos todos os pelos, você poderá repetir o processo com uma nova folha de cera, ou se preferir, retirar o que restou com o auxílio de uma pinça. Esse tipo de cera só pode ser utilizada quando os pelos estiverem mais longos. Se ela for mal aplicada ela pode não ser eficiente na retirada dos pelos desde a raiz, partindo-os.
Que cera utilizar?
Outra coisa importante para decidir e que vai influenciar o como depilar com cera é que tipo de material você vai utilizar. Listamos abaixo as diferentes ceras que você irá encontrar e quais são as suas características.
Cera de mel
Essa é a cera mais utilizada. Como ela tem ativos naturais pode ser aplicada em qualquer tipo de pele. Essa cera, porém, não é a mais recomendada, visto que ela açucara muito rápido e gruda muito na pele deixando resíduos. Se for utilizá-la é preciso ser muito rápido.
Cera de chocolate e mel
Ela também é indicada para todos os tipos de pele. Como tem propriedade anti-inflamatória, essa cera causa menos dor e ainda hidrata a pele assim que o pelo é arrancado. Ela é mais recomendada para ser utilizada em áreas como braços, costas e pernas. É mais cara que as outras ceras.
Cera azuleno
A cera mais recomendada para quem tem pele sensível e delicada. Ela possui efeito calmante e suavizante.
Cera negra
É a cera que mais tem elasticidade, por isso dificilmente quebra quando é puxada. É mais recomendada para pessoas que possuem pelo mais grosso. É mais utilizada na depilação de homens.
Cera de algas
É a melhor cera para depilação em regiões mais sensíveis como buço e virilha. Ela tem efeito refrescante e anestésico.
Cera de canela e óleo de amêndoas doces
Também é uma cera indicada para quem tem pelos mais grossos e tem ótima elasticidade.
Cera de rosas
Essa cera tem o principio ativo de rosa mosqueta. Ela agride menos a pele do que as outras ceras. Utilizando essa cera não é necessário retirar os resíduos depois, porque ela não “meleca” tanto quanto as outras.
Dicas para depilar com cera
Uma coisa que você precisa ficar ciente é que a depilação com cera dói! Por isso é necessário fazer algumas coisas que inibam essa dor e ajudem antes, durante e depois do processo da depilação. Algo que é recomendado por profissionais é a utilização de talco em pó em cima da pele antes de colocar a cera. Isso ajudará a inibir a dor e vai reduzir a aderência da cera na pele.
Depois de fazer a depilação com cera é importante passar um pouco de óleo de bebê para ajudar a remover os resíduos que ficaram da cera. Depois do óleo lave a região e finalize massageando com um creme hidratante.
Após a depilação é comum que a pele fique irritada e vermelha, por isso é importante continuar utilizando o hidratante e em muitas vezes uma compressa de água fria para aliviar. Se você quiser se especializar na área e ganhar dinheiro com depilação, recomendo que conheça o Curso da Adriana Teixeira, onde ela ensina tudo o que faz para ganhar a vida apenas trabalhando dessa forma.
oi tudo bem. gostaria de trabalhar com depilação , mas na hora de escolher a cera eu me perco. gostaria de dicas e sugestões de como economizar produtos e como comprar cera no atacado mais barato